Redes sociais

home
Política

Comitiva do paraná começa agenda na índia com visita a gigante global de tecnologia

Nesta terça-feira (11), o governador carlos massa ratinho junior se reuniu com o ceo do grupo tata consultancy services e com o
Portal Biss
12 de abril de 2024 às 18:54hs
Comitiva do paraná começa agenda na índia com visita a gigante global de tecnologia
A comitiva paranaense liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior iniciou, nesta quinta-feira (11), os compromissos da missão internacional na Índia com uma visita ao grupo Tata Consultancy Services (TCS), multinacional que é líder global em serviços de tecnologia, em Mumbai. No encontro, o CEO da companhia, K. Krithivasan, apresentou as atividades do conglomerado empresarial e foram discutidas as oportunidades de investimentos da empresa no Paraná. A Tata já tem uma planta em Londrina, no Norte do Estado.

No primeiro dia de agendas na Índia, o governador também visitou a companhia de engenharia e construção Kalpataru e o cônsul-geral do Brasil em Mumbai, João de Mendonça Lima Neto. A missão paranaense na Índia segue até a próxima terça-feira (16), com outros encontros com executivos de empresas de vários segmentos, com o objetivo de atrair novos investimentos para o Estado.

“O grupo Tata é uma referência global em tecnologia e inovação, com uma gama de atuação muito variada. Um intercâmbio como este é muito importante tanto para o Paraná, que tem potencial de se consolidar como o principal polo tecnológico do Brasil, como para a companhia, que passa a conhecer mais detalhadamente os potenciais competitivos do nosso Estado”, afirmou Ratinho Junior.

O grupo TCS é a maior multinacional indiana e emprega mais de 1 milhão de pessoas em 55 países. A companhia oferece soluções tecnológicas para diversos setores, como bancos, educação, seguros, indústrias, comércio, automóveis, mercado de capitais, comunicações, saúde, geração de energia, serviços públicos, turismo e logística.

No que diz respeito à inovação, a empresa tem mais de 3, 4 mil patentes e, atualmente, tem um dos maiores corpos de trabalho treinado para lidar com Inteligência Artificial (IA) no mundo, com 150 mil funcionários capacitados em IA generativa.

ENGENHARIA – A missão paranaense também se reuniu com a diretoria do grupo Kalpataru, conglomerado de engenharia e construção, com centenas de projetos em curso ligados a energia, infraestrutura, irrigação, óleo e gás, mobilidade urbana e distribuição de água em mais de 70 países. A companhia é uma das que mais cresce na Índia e tem mais de US$ 14 bilhões investidos em projetos pelo mundo.

No Paraná, o conglomerado é proprietário da Fasttel Engenharia, que emprega 1, 6 mil pessoas no Estado. No encontro, os diretores da companhia apresentaram os planos de investimentos do grupo no Brasil, com investimentos de R$ 350 milhões em andamento em projetos ligados, principalmente, a linhas de transmissão e subestações. Em todo o Brasil, a empresa, que tem como clientes a Copel, Itaipu Binacional, Petrobras e Eletrobras, tem planos de criar mais 4 mil empregos.

"Somos gratos à Kalpataru por investirem no Paraná. A companhia começou suas operações no Brasil pelo nosso Estado, com a Fasttel, e isso nos orgulha muito, com grandes projetos de infraestrutura. Esta preferência também tem a ver com o bom momento econômico que vivemos. A atividade econômica do Paraná cresceu 7, 8%, de acordo com o Banco Central, e a economia indiana teve alta de 7, 6% em 2023, o que reforça o bom momento que vivemos. Estes índices funcionam como credenciais para que novas parcerias sejam construídas", afirmou Ratinho Junior.

MUMBAI – A comitiva paranaense ainda se encontrou com o cônsul-geral do Brasil em Mumbai. A cidade é a mais populosa da Índia, com mais de 12 milhões de habitantes, maior do que a população do Paraná.

Mumbai também é considerada um centro financeiro e cultural do país, abrigando as principais companhias bancárias e de investimentos da região, além das maiores produtoras da indústria cinematográfica indiana, apelidada de Bollywood.

“O Brasil e a Índia são países com muitas semelhanças: são nações pacíficas, com territórios continentais e com regiões com vocações com particularidades muito próprias. Isso nos aproxima e ajuda a olhar para a Índia como um exemplo em muitos aspectos. Eles conseguiram, por meio da tecnologia, do conhecimento e da inovação, transformar a economia do País e mudar a vida de milhões de seus habitantes. Neste processo, Mumbai se transformou em um dos principais polos econômicos da Ásia. Viemos conhecer um pouco dessa estratégia”, afirmou o governador.

MISSÃO – A viagem é organizada pela Invest Paraná, agência de atração de investimentos do Governo, vinculada à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seic). O governador Ratinho Junior terá, ainda, compromissos em Pune, Nova Dehli e Ahmedabad, visitando grandes companhias, centros de inovação e tecnologia e startups.

A Índia é a quinta maior economia do planeta e em 2023 se tornou o país mais populoso do mundo, ao chegar à marca de 1, 4 bilhão de habitantes e ultrapassar a China. O país exporta conhecimento, equipamentos e mão de obra especializada para o mundo, incluindo o Paraná, onde empresas indianas já atuam e há projetos de cooperação com as universidades estaduais.

Compartilhe

Últimas notícias

Países do g7 anunciam novas e pesadas sanções contra 'máquina de guerra' russa
Nesta terça-feira (11), o governador carlos massa ratinho junior se reuniu com o ceo do grupo tata consultancy services e com o cônsul-geral
https://www.portalbiss.com.br/noticia/1711/comitiva-do-parana-comeca-agenda-na-india-com-visita-a-gigante-global-de-tecnologia